Como estudar espanhol com o italki?!

Olá pessoal, hoje vou compartilhar com vocês uma experiência super bacana, meu curso on-line de espanhol!

Estava pensando em me matricular num curso desses à moda antiga, 2x na semana, 1h30 cada aula, com uma turma cheia de gente melhor ou pior que eu no idioma … e só em pensar nisso tudo me dava um desânimo e uma falta de fé. Comecei então a estudar outras formas de aprender espanhol e conheci o italki. Conhecem? Alguns já ouviram falar mas não sabe o que é? Deixa eu explicar…

O que é o italki?

O italki é uma plataforma de ensino de línguas estrangeiras, presente no mundo inteiro, onde pessoas se cadastram para aprender um (ou mais) idioma(s) e por outro lado, professores (profissionais ou tutores) se cadastram para ensinar um (ou mais) idioma(s). Isso virou uma rede social de idiomas, você pode trocar mensagens com pessoas do mundo todo por lá, você pode aplicar alguns filtros para refinar a busca por um professor que te atenda, você pode colocar quais idiomas você fala e qual seu nível em cada um deles.

Enfim, dá pra ficar horas no site, fuçando, vendo vídeos demonstrativos dos professores, trocando mensagens com outros estudantes e por aí vai. O principal é que você pode aprender um novo idioma, escolher quem vai ser seu professor, escolher o melhor dia/hora/local para que esteja 100% focado naquela aula, aprendendo aquilo que desejas e pagando o quanto pode.

Como funciona?

Primeiramente, entre no site do italki usando esse link https://www.italki.com e faça seu cadastro bem certinho, sendo fiel ao que procuras, colocando certinho o idioma que queres estudar. São dezenas de idiomas, todos! Disponíveis ali, com vários professores nativos, ou não, mas que terão preparo pra te ensinar um novo idioma.

Em seguida, decida quanto queres investir nesse primeiro momento para que tire suas conclusões antes de seguir em frente. Eu, por exemplo, fiz um “depósito” de 50 doláres na minha conta italki, usando meu cartão de crédito.

Comece então a busca por professores, filtre de acordo com o valor da hora/aula, com a origem desejada do professor, com o tipo (se é profissional ou apenas tutor) e quando tiver suas opções filtradas, comece a assistir aos vídeos de introdução deles. Alguns vídeos são muito bem produzidos e já da vontade de fazer uma aula com a pessoa na hora! Outros são vídeos mais simples, mas você consegue “sentir” um pouco sobre o professor.

Enfim, depois de assistir alguns, escolha os que mais gostou e marque uma aula de teste. Elas duram 30 minutos e em geral são bem baratas. Eu marquei 3 aulas de teste, todas de 1 dólar cada. Esse valor é “descontado” de sua conta somente após a aula ser concluída.  Ah, você só pode marcar até 3 aulas-teste, após elas, terá que “testar” na prática, pagando o valor normal da aula.

As aulas acontecem via Skype, no momento em que você marcar sua primeira aula, terá um campo para você preencher com sua conta Skype, sendo bem prático e tranquilo um achar o outro e ficarem preparados para a hora que a aula começar.

Ah, e tem uma coisa, se você se cadastrar usando meu link, tanto você quanto eu ganharemos 10 doláres de crédito, cada um. Mas só vale depois que você fizer sua primeira aula. Demais né?!

Link para ganhar 10 doláres: https://www.italki.com/i/DHd0bB?hl=pt

Agendando a aula

Quando você decidir com qual/quais professores vai ter aula, clique em agendar aula e escolha entre as opções disponíveis aquilo que procuras. Exemplo: Aula de 30 minutos, nível básico, focado em iniciantes. Cada professor coloca suas próprias opções, alguns só oferecem aulas de 1h, outros colocam o preço para pacotes com 10 aulas e algum desconto. Enfim, leia com calma e vá escolhendo o que te atende.

Ao finalizar essa parte, você será direcionado para um calendário onde consta os dias/horas disponíveis do professor em SEU fuso horário. Ou seja, não importa onde o professor more, essa hora aí do calendário será sempre local, da cidade onde você está e fez seu cadastro. Por exemplo, eu tive aulas com um professor que mora no Japão, era noite lá pra ele e manhã aqui pra mim, o horário foi o meu. Após confirmar a aula e o professor aceitar seu pedido, você vai receber vários emails te lembrando que sua aula esta prestes a acontecer.

A aula

Bom, eu já fiz seis aulas e cada uma foi de um jeito. A forma de conduzir a aula é uma coisa muito individual de cada professor e o fato de eu ser muito iniciante em espanhol me faz ficar “refém” do professor. Eu não consigo conduzir a aula para onde quero, acabo deixando que o professor o faça. Com isso, cada aula foi de um jeito, algumas eu gostei muito outras eu gostei bem menos. Eu fiz 3 aulas experimentais, de 30 minutos cada, e após essas eu já comecei na aulas de 60 minutos.

Confesso que ainda não me decidi quanto a ficar apenas com 1 professor ou ter aulas com mais de um. Eu pensei em ficar com um que foque em gramática mas também ter aulas com outro em que a conversa flui mais, em que a aula seja mais agradável. Assim eu me “divirto” enquanto aprendo…

Todos os professores, até agora, foram pontuais, gentis e bem preparados para a aula. Ela começa na hora exata que está marcada e termina na hora exata também. Ou seja, esteja preparado(a)! Se tiver marcado para às 18h00, às 18h00 em ponto seu Skype vai tocar. Já esteja com computador aberto, ligado, fone de ouvido, bloco de notas, tudo ok. Eles são pontuais e nós também devemos ser.

Os valores

Os preços das aulas são em dólares americanos e isso para nós brasileiros significa quase 3x e meia o real. Isso conta muito pra mim na hora de decidir. Eu comecei as aulas focando em professores que gostei muito do vídeo de introdução e deixei de lado o fator “hora/aula”. Acontece, é claro, que os que mais gostei são os mais caros, sendo que um deles foi 28 dólares a hora. Imagina que eu gastaria quase 800 reais por mês para ter aulas 2x na semana com esse professor. Fora o IOF do cartão de crédito nas compras em dólar. Não teve jeito, esse professor já está descartado e voltei a procurar outros, dessa vez usando melhor o filtro financeiro. Rsrs.

Então fiquem atentos, não caiam na tentação de assistirem vídeos de professores cuja hora/aula seja muito alta, se não ficarão como eu, na vontade… eheheh

Os professores

Bom, tem gente do mundo inteiro né?! Um mix de culturas, sotaques, origens, conhecimentos… Tudo ali para você filtrar entre o que encaixa ou não com você. Use bem os filtros e tire um tempinho para ler sobre os professores para aumentar suas chances de gostar dele. Os professores sempre contam um pouco de si em seus perfis e eles leem sobre você antes de “aceitarem” ou não o seu pedido de aula. É interessante que você mande uma mensagem para o professor, contando um pouco sobre você e o que você espera da aula para que o professor se prepare melhor para o encontro.

É confiável?

Sim, o site todo é muito seguro. O pagamento via cartão de crédito para sua “conta” italki é confiável e o extrato de gastos do italki é bem claro. Você paga a aula após ter terminado e só depois de clicar em “aula concluída” é que o professor receberá pela aula.

Conclusão

Bem pessoal, eu estou amando o italki! O fato de eu ter aulas em minha casa, escolhendo meus horários, de forma individual, aprendendo com pessoas de outros lugares do mundo… tudo isso são coisas importantes para mim e que me fizeram desistir de ter aulas normais/presenciais em cursos de idiomas. Agora eu refinei minha busca e achei um professor chileno que gostei muito. Ainda estou buscando outros professores, eu não me importo de ir testando até eu achar aquele perfeito, que dê super certo e ainda que tenha um bom valor hora/aula. Enquanto isso eu aprendo mais e mais. Já destravei um pouco no espanhol e também parei de falar em inglês. Nas primeiras aulas, quando eu tinha que pensar em alguma coisa que não fosse português, meu cérebro entendia que era pra falar inglês. Virava uma bagunça de portunhol inglesado, que só Deus para ajudar. Mas agora eu já consigo tentar falar só em espanhol, já estou mais familiarizada com alguns fonemas e vamos simbora.

Ah, meu marido está tendo aulas no italki também, mas ele escolheu aperfeiçoar a conversação em Inglês. De primeira já achou um professor mexicano, que morou um tempo nos Estados Unidos, e se deu super bem com ele. Também já agendou mais aulas e assim seguimos, com uma experiência muito positiva usando essa ferramenta brilhante de ensino/aprendizagem a distância.

Quem aí já conhecia o italki? Quem chegou aqui no blog por causa do italki? Voltem aqui para contar suas experiências, ficarei muito feliz receber feedbacks de vocês. Abraços e até a próxima!

 

2 Replies to “Como estudar espanhol com o italki?!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *