Tive minha hospedagem cancelada, e agora?

Olá pessoal… tudo bem?

Nem só de fotos lindas vive um viajante né?! A gente viaja muito, mas é cada perrengue que a gente passa! hahahaha… Vou contar a última que eu fiz comigo mesma, vivendo e aprendendo…

Estamos na Espanha, depois de um curto período de stopover em Portugal, vamos passar pouco mais de 30 dias aqui. Nossa base para conhecer as cidades espanholas está sendo Toledo, 70km ao sul de Madrid. Já estamos aqui há 2 dias e estamos curtindo bastante. Nosso dia a dia vai ser mesclando trabalho (on-line no Brasil) com passeios, turismo, matéria aqui pro blog e tudo o mais.

Palácio Real de Madrid

Eu pesquisei muito muito sobre como seria uma forma barata de ficarmos tanto tempo longe de casa e gastando em Euro. Cheguei a conclusão que precisaríamos economizar em acomodação e assim, consequentemente, economizaríamos em alimentação, já que a ideia sempre foi alugar um apartamento mobiliado, que desse para gente cozinhar e poupar suados euros comendo fora todos os dias.

Nessas pesquisas achei esse apartamento lindo que cá estamos (farei um post sobre ele depois) e as datas certinhas que barateavam as tarifas tinham como pré-requisito começar a hospedagem num domingo e terminar num sábado. Fechamos 4 semanas e assim ganhamos ainda mais desconto. Ficou em 559 euros, valor total para 2 pessoas, por um mês. Nisso veio o fato que nosso voo chegava em Madrid numa sexta, sendo então dois dias antes da nossa reserva em Toledo. Ficamos na dúvida se rolava de vir pra cá assim que descêssemos em Madrid, ou se já aproveitaríamos para conhecer um pouco a cidade, já que nossos passeios lá serão sempre intercalados com outras viagens, outras cidades, outras idas e vindas de Toledo. Concluindo, decidimos passar o final de semana em Madrid antes de chegarmos de vez em Toledo.

Eu sou rápida nas decisões e assim que já temos datas e fatos em mente, saio cotando, reservando e deixando tudo esquematizado e pago para evitar dívidas em cartões de crédito durante a viagem. Então, quando reservei e paguei essa casa aqui, já reservei e paguei também os dois dias numa pensão charmosinha em Madrid. Usei, para as duas reservas, o site www.homelidays.com que tem casas no mundo todo, preços melhores que Airbnb e é muito confiável.

Para ficar mais claro:

Saímos do Brasil – 30/09

Lisboa – 01 a 05/10

Madrid – 05 a 07/10

Toledo – 07/10 em diante

Eis que dia 05 às 6:00 da manhã eu recebo um e-mail do proprietário da pensão que iríamos ficar em Madrid dizendo que a pensão estava em obras e que infelizmente não poderia nos receber. Repetindo, essa pensão estava reservada e paga desde o mês de abril. Eu quase tive um troço. Era sexta feira de manhã, Dia Mundial dos Hotéis Caros, e eu indo ficar um final de semana em Madrid, sem acomodação reservada, depois de já ter esquematizado tudo há meses.

 

Bom, estava quase na hora do meu voo de Lisboa pra Madrid, eu precisava pensar rápido. Para onde eu iria assim que pousasse? Vasculhei booking.com, hoteis.com, decolar.com e todos os outros mais conhecidos. Tudo caro. Caro não, caríssimo. Eu mandei um SMS para o dono da pensão, chocada com a atitude dele em cancelar minha hospedagem no dia do check-in… Não adiantou nada, ele nem me respondeu.

Aceitando que o prejuízo era meu, fiz uma reserva de dois dias no hotel mais barato-aceitável que achei. Fiz pelo decolar.com pois assim paguei em reais, sem IOF e ainda parcelei no cartão de crédito no Brasil. Reservei alguns minutos antes de decolar pra Espanha, desliguei tudo, embarquei e fui tentar esquecer a raiva de ter esse gasto fora do previsto.

 

The Principal Madrid Hotel

Em Madrid… pouso, malas, Uber, hotel, check-in e etc. Entramos no nosso quarto, estacionamos as malas, sentamos pra respirar pós-gasto de 1.180 reais por apenas 2 dias de acomodação, sem café da manhã, num hotel mal localizado, totalmente executivo, quarto simples e impessoal. Lembra que eu disse que gastei pouco mais de 2.000 reais por 30 dias em Toledo né?! Pois é… Fui clareando a mente e me veio a pergunta que deveria ter vindo 4 horas atrás: o site homelidays não pode me ajudar? Pode? Poderia? Deveria? Como?!

Ai gente, senti dupla raiva nesse momento! É claro que eles poderiam ajudar! Catei o telefone e liguei na central de atendimento deles. O cara me atendeu muito rapidamente, resumi a história para ele e ele, antes que eu dissesse que já estava reacomodada pagando em ouro euro, disse:

Senhora, pode deixar que cuidamos de tudo. Já te passo seu novo endereço, vamos localizar uma hospedagem equivalente para a senhora. Nessa hora meu coração fez túúúúúúúúúú…. e voltou a bater. Eu disse:

Ah, mas já fiz uma reserva e já estou reacomodada, pagando 4x um valor aceitável”. E ele respondeu:

Nesse caso, sinto muito. Se a senhora tivesse entrado em contato antes com a gente, a responsabilidade seria toda nossa. Mas como a senhora já está reacomodada, não há nada o que possamos fazer a não ser reembolsar a senhora pelos 50 euros já pagos. Ponto. Fim de história.

Bom gente, brincadeiras a parte… fiquei bem chateada com o valor de quase 1.200 reais por 2 noites em um hotel bom, mas que não tinha nada a ver com a gente. Nós somos viajantes econômicos. Nosso luxo é comer bem, sair bastante, conhecer lugares novos. Não gastamos com hotéis famosos, cheios de executivos e com preços lá nas alturas. O nosso fim de semana foi maravilhoso, depois de tudo isso aí eu tomei um banho, relaxei, pensei no cartão do Brasil 1.200 mais caro e o que mais podia fazer?! Aprender. Aprender a pensar! A ter calma, a respirar antes de sair reservando as coisas às pressas. Ahh, e sorte do dia: essa não era a sexta feira 12 de outubro (no caso, será a próxima) que é feriado prolongado também aqui na Espanha, se não essa hospedagem seria com precinho de feriadão, com certeza!

Anoiteceu em Madrid

Claro que agora eu dou risadas e sei que isso não vai mais acontecer. Gostaria muito de ter gasto essa grana com passagens para um final de semana na Suíça, mas em vez disso eu fiz um curso de 1.200 reais em “O que fazer em caso de hospedagem cancelada em cima da hora” e agora passo aqui a experiência para vocês, pois como diz minha mãe, nessa vida não temos tempo de errar tudo, temos que aprender com os erros dos outros. Nesse caso, os outros sou eu. Aprendam e depois venham me contar o que mais vocês andaram passando em viagens por aí.

Um beijo e até a próxima!

6 Replies to “Tive minha hospedagem cancelada, e agora?”

  1. Ameeeii esse post!!! Apesar da notícia not too good, deu um toque super fun e de lições apredidas!!! Faz parte Juuuu, toca o barco que ainda tem muuuuitas estórias maravilhosas pra contar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *