Aluguel de carro em Ibiza

Oi gente, tudo bem por ai?

Estou aqui na Espanha, viagem bombando. Daqui uns dias faz um mês que estamos fora de casa, além de passeios diários por várias cidades espanholas, a gente também dá uma trabalhada remotamente no Brasil, ajeita as contas, escreve posts, se conecta com a família, com o trabalho, e assim os dias vão passando.

De 17 a 20 de outubro estivemos em Ibiza, uma das ilhas baleares mais baladas da Europa. Confesso que Ibiza não tem muito a ver comigo, não sou a maior fã de praia e tampouco curto baladas… Então, como fui parar lá?! Passagens baratas! A temporada de luxo e agito de Ibiza termina sempre em setembro, com o final do verão. De outubro a abril a cidade experimenta a calmaria, sossego, clima ameno e menos turistas dando o ar da graça. Feito. Baixa temporada, passagens baratas, hospedagem super em conta e aluguel de carro quase de graça fizeram o combo Ibiza-2018 em minha vida.

#PartiuIbiza

Vale a pena alugar carro em Ibiza?

Sim! Super necessário. A ilha é enorme, as atrações são afastadas. A gente rodou uns 480km em 3 dias. Isso é muita coisa, sinal que valeu a pena. A gasolina é barata, ficou 24 euros para completar o tanque ao final da locação.

Onde reservo o carro?

Eu sempre uso buscadores para comparar os valores das locações. Sites como Decolar e Rentalcars são muito úteis. Compare, veja o custo-benefício e garanta um carro para chamar de seu durante sua viagem em Ibiza.

Nossa reserva foi um Nissan Juke, com apenas 8.000km rodados. Câmbio manual, infelizmente, porque a locação de carros automáticos na Europa custa mais que o triplo do preço. Há anos não dirijo carro manual no Brasil, dei umas rateadas no começo, mas logo acostumei de novo. O combustível era gasolina, não sei se é comum carro flex por aqui.

O barato pode sair caro…

Digo isso não pelo preço em si. Nossa locação de 3 dias custou 79 reais! Isso mesmo, reais! Baratão né?! Mas nossa locadora foi a Ok Rent a Car. Eu não li nada sobre ela, vi o valor baixo, carro legal, aeroporto e boa! Mas não foi nada disso… a loja deles não ficava dentro do aeroporto, isso não vinha explicado no voucher, achamos por nossa conta o lugar de pegar o shuttle pra loja e quando chegamos lá tinha uma baita fila. Mas assim, filona mesmo!

Fique atento aos valores, se não estiver muito diferente, vale a pena pegar uma locadora que tem loja dentro do aeroporto. Você vai poupar um tempo precioso de sua viagem. As maiores e mais conhecidas todas tem: Hertz, Avis, Budget, Enterprise, Europcar, Sixt entre outras. Veja aqui o site do aeroporto de Ibiza para maiores informações.

Retirando o carro com a Ok Rent a Car

Pegamos nossa senha de atendimento na Ok e fomos sentar junto a mini multidão às pessoas que estavam aguardando. Sério, tinha gente demais! Nossa senha era uns 25 números adiante e para nossa surpresa, havia uma senha preferencial que custava 18 euros e você “furava” fila… eu hein… e depois os capitalistas são os americanos! kkkk… Isso não aconteceria nos USA, lá tudo é enorme, rápido e prático. Aqui não. Lento, burocrático e boring. Falando nisso, aproveito para deixar uma nota pessoal: acho a prestação de serviço na Espanha meio fraca. Tudo sempre muito frio, testa enrugada, correria, sem sorrisos, seco, quase ríspido. Não fazem muita questão de se fazerem entendidos também não. Senti uma mega diferença da vizinha Lisboa, onde os portugueses sempre foram encantadores com a gente.

Mofando na fila de espera

Bom, esperei 1h20 pela minha vez, fui atendida em inglês por um espanhol com pouca paciência e claramente estafado. Bloquearam 1.200€ no meu cartão, isso mesmo! Mais de 5.000 reais como caução. Então se prepare, reserve um bom limite do seu cartão de crédito só para isso. Após uns 6 dias úteis o valor foi estornado no cartão. Eles pedem além do cartão de crédito, o passaporte e a CNH brasileira para cadastrar o condutor. Não optei por condutor extra, que custava 5€ por dia. O check list do carro é você mesmo que faz, então confira atentamente os detalhes do carro para não ter problema na devolução. O meu carro estava muito sujo e eu coloquei essa observação no contrato. Eles disseram apenas sorry. O carro estava grudento de brisa de mar e cheio de areia dentro. Mas eu frisei isso na devolução para não ter problema.

Estacionamento em Ibiza

Complicado hein… o carro ajudou demais no nosso roteiro. Ouso dizer que teria sido um desastre sem carro. Mas por outro lado, estacioná-lo não foi fácil na baixa temporada, imagine no verão?! Então cabe uma avaliação e um planejamento melhor se você for viajar no verão.

Ruas estreitas e poucas vagas

As faixas pintadas no chão: a azul significa que você deve pagar para estacionar. Procure o parquímetro mais próximo, informe o número da placa do carro, coloque as moedas e veja até que horas ele libera para você ficar parado lá. Coloque o ticket em local visível dentro do carro. Já as faixas brancas são vagas grátis. Se você der sorte, pode parar o carro nelas sem pagar nada pelo tempo que quiser.

Abastecendo o carro

Uma curiosidade que reparei é que as mangueiras de abastecer o carro são mais curtas que no Brasil. Ou seja, se você, assim como eu, não tem o hábito de reparar de qual lado do carro fica o tanque de combustível, faça isso. Ou então vai ter que chegar o carro lá pra frente para conseguir alcançá-lo com a mangueira curta da bomba.

Tanque do lado correto, observe o número da sua bomba e veja na tampa do tanque qual o combustível correto para abastecer o carro. Informe isso ao balconista da lojinha dentro do posto, ele vai liberar a bomba pra você usar e voltar lá depois para acertar o valor correto. No nosso caso a gente não sabia exatamente a quantia a ser colocada, precisávamos abastecer até completar o tanque. Se você souber a quantia exata a ser abastecida, apenas informe o número da bomba e o valor a ser pago.

No mais, Ibiza é como qualquer outro lugar da Europa. Plana, lisa, planejada, estruturada, bem sinalizada. Daquelas estradas que dão gosto dirigir. Observei que há muitas, muitas rotatórias e às vezes as pessoas que estão na faixa de dentro resolvem sair à direita do nada. Então fique atento, sinalize bem suas intenções de sair da rotatória, dirija com cautela e bom passeio!

E aí? Post legal né?! Eu não achei nada parecido e por isso quis compartilhar com vocês. Me ajude compartilhando em suas redes sociais e vamos bombar esse blog genteeee! hahaha

Beijos e até a próxima!

 

 

4 Replies to “Aluguel de carro em Ibiza”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *