Câmbio na República Tcheca

Olá viajantes, tudo bem?

Visitar Praga é, de muitas maneiras, uma maravilha. Uma delas é o seu dinheiro que rende muito mais! 🙂 Fazer o Câmbio por aqui é simples e vantajoso, vejam!

Quase todo mundo chega a República Tcheca com Euros, já que é praticamente certo um stop em uma grande cidade Europeia antes de vir parar aqui no mini-paraíso. Mas funciona da mesma forma se você estiver trazendo Dólar ou Real (mas nesse caso, será mais difícil achar uma boa casa de câmbio).

Espero fazer outros posts de Praga, mas esse está fresquinho em minha mente e quero dividir com vocês: como fazer o Câmbio em Praga, onde é vantajoso, quantidade de Coroas, valor da moeda, e tudo mais que você precisa para curtir Praga relaxadamente, com a certeza que fez um bom negócio.

Seus Euros valem muito! 🙂

E vale dizer, se tem uma coisa que me deixa P da vida é saber que fui passada pra trás, gastei dinheiro desnecessariamente, poderia ter sido mais barato ou fui burra mesmo e não fiz as contas. Qualquer um desses cenários me fazem refletir e aprender para não errar de novo. Então deixo aqui minhas valiosas dicas para que vocês sigam o caminho do sucesso! 🙂

Qual a moeda da República Tcheca?

Embora a República Tcheca seja membro da União Europeia desde 2004 ela ainda não adotou o Euro como sua moeda oficial. Segundo a blogosfera financeira, o Governo e a população não tem pressa para que isso aconteça, temendo a alta do preços dos produtos básicos e dos aluguéis.

Coroa Tcheca

Sendo assim, a Coroa Tcheca é a moeda oficial e atualmente (nov/2018) as casas de câmbio vendem 25,50 Coroas por 1 Euro. Com esse dinheiro lotado de zeros, moedas altas, aquele monte de notas na carteira e os preços dos produtos cheios de casas numéricas, eu me perco toda e uso uma App de conversão monetária várias vezes ao dia. #soudessas

Arredondando, fica mais fácil: a cada 25 Coroas, você gasta 1 euro ou 4,40 reais. #hajamatemática

Como trocar Euros em Coroas?

Em cada esquina de Praga você verá uma Casa de Câmbio. Elas são chamativas, luminosas e com cotações diferentes entre si, ou seja, pesquise! A dica matadora é, procure “no commission” ou “commission free” escrito na fachada da loja antes de entrar, caso contrário o valor final não será o câmbio do dia e sim uns 10 a 15% a menos, a título de comissão. Eles são grosseiros caso você indague o porquê daquela taxa. Comigo a resposta foi “porque não trabalhamos de graça”. Eu disse “ok”, segui 100mts a diante e troquei em outra Casa, sem comissão. Então, fiquem atentos!

NO COMMISSION

Quanto trocar?

Calcule uns 50 euros por pessoa (por dia), multiplique pelos dias em na República Tcheca e troque tudo de uma só vez. Você vai conseguir um melhor câmbio e vai se poupar da chatice de ficar procurando boas Casas para trocar sempre que acabarem as Coroas. É claro que esse valor é estimado, se você tiver o orçamento mais folgado e achar que vai gastar mais que isso, faça seus próprios cálculos, mas evite ficar trocando de pouco em pouco. Porém, tenha cuidado para não trocar demais e depois sobrar um monte de moedas/trocos Tchecos no cofrinho, vai perder dinheiro!

Outro cenário possível é algum estabelecimento, tipo restaurante por exemplo, aceitar seu Euro para receber a conta e te voltar o troco em Coras Tchecas. Obviamente o Câmbio vai ser desfavorável para você, mas no caso de uma emergência é uma boa saída.

Por fim, não troque nas ruas e em lojas de souvenir, não são confiáveis. Já li relatos de pessoas passadas para trás, recebendo moeda russa ou húngara em vez de Coras Tchecas. Faça o certo, troque em casas de câmbio e peça para ver o valor numérico antes de assinar a compra. Faça as contas pessoalmente para ver se bate.

Dicas extras!

  • Sempre digo e repito, cuidado com o uso do cartão de crédito no exterior. 6,38% sobre tudo que for gasto em moeda estrangeira. Isso não é pouco! Numa fatura de 10.000 reais, 638 reais vão para os cofres federais. Não sou a favor desse IOF abusivo, e faço das tripas coração para não pagá-lo. Minhas faturas chegam zeradas após minhas viagens, assim como minha carteira! … Hahaha
  • Se você tiver um amigo ou parente que more na Europa, que te forneça endereço completo com CEP, abra uma conta no Banco Digital N26. Você não precisa morar lá, apenas ter um contato confiável. Você manda seu dinheiro para sua conta da Europa, usa seu cartão de débito em todas as transações, evita troca de moeda, câmbio, IOF. Use a função débito para fazer reservas de carros e hotéis e saque em moeda local. Faças a contas e veja o quanto sai mais barato!
  • Para abrir uma conta no N26, abra esse link e siga o passo a passo. É simples, fácil e free. 100% de graça! O cartão chega em poucos dias, seu amigo/contato pode te passar uma foto para você já ir usando o cartão on-line e depois vocês combinam o envio do cartão fisicamente.
  • Despesas no cartão de crédito em moedas estrangeiras que não sejam Dólar, é convertido primeiro em Dólar e depois em Reais. As conversões dos cartões/bancos sempre são ruins, ou seja você vai perder dinheiro duas vezes. Exemplo: uma compra de 250 Coroas Tchecas > vai virar uns 13 Dólares > uns 52 Reais. Você sai perdendo em várias etapas. Se você usar papel moeda ou mesmo débito (se tiver um N26 por exemplo), o câmbio será muito melhor.
  • Uma vez que você tenha uma conta na Europa, use o Transferwise para mandar dinheiro para ela. Mande aos poucos, evite deixar grandes quantias “paradas” no Banco Digital. Apesar de ser transparente, confiável e moderno é pouco regulado. É meio “terra sem lei” e se você for lesado creio que será complicado explicar e pedir ajuda. No entanto vale dizer que nunca li/vi comentários negativos do N26, tudo perfeitamente transparente e eficiente. Amo! Mande de pouco a pouco e fuja do IOF e das oscilações cambiais.
  • Caso você use meu link especial, nós dois ganharemos recompensas da Transferwise! Faça já sua conta, não paga nada, é confiável, rápido e prático. Em poucas horas (1 dia talvez) seu dinheiro já estará no destino final. Serve para mandar qualquer moeda para qualquer país. Um presente para um amigo que mora na Europa, um empréstimo para um irmão no Canadá, uma encomenda para aquele chegado que está vindo dos USA, qualquer grana, para qualquer lugar. Use o Transferwise e seja feliz!

Ficou alguma dúvida?

Mande aqui nos comentários e compartilhe esse post em suas redes sociais.

Um beijo, até a próxima!

 

 

 

 

4 Replies to “Câmbio na República Tcheca”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *